O que é gestão de marcas?

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Também chamada de branding, gerir uma marca é um processo estratégico para desenvolver e ampliar relações com clientes e demais pontos de contato da marca, o que demanda energia do presente, consciência do passado e visão de futuro, e acima de tudo, tempo.

Gestão de marcas é aproveitar as oportunidades para expressar por que as pessoas deveriam escolher sua marca e não outra.

Há um desejo em cada empreendedor de tornar sua marca líder, superar concorrências e proporcionar a seus colaboradores as melhores ferramentas para comunicar tudo isto com os clientes.

A vitória pertence ao mais perseverante.
NAPOLEÃO BONAPARTE

E assim é o branding! As marcas “top of mind” são sempre as que investem mais em comunicação e propaganda!
A mudança de uma marca deve ser compreendida e transcrita a todos da empresa.

Quais são os tipos mais comuns de gestão?

Gestão Digital: Impulsionar o comércio via Internet. Criação e Gerenciamento de Conteúdos para Redes Sociais e Sites.

CoBranding: União de 2 ou mais marcas para transmitir 1 só mensagem / campanha publicitária. As marcas unem seus públicos para levantar novos públicos para cada marca.

Marcas Pessoais: O modo como uma pessoa constrói sua reputação / marca pessoal através de outras marcas, como exemplo: Influencers testando produtos de marcas parceiras.

Marcas Ligadas a Causas Sociais: Quando a marca é alinhada a causas beneficentes, com responsabilidade social corporativa. Ex: Natura, todos seus produtos têm origem natural e sustentável.

Marcas de Países: Encantar quem está dentro do país para atrair quem está fora! Amplos esforços para todos vestirem a mesma camisa e defender suas atrações, atraindo assim turistas e empresas.

Como e quando começar uma gestão de marca?

Nova Empresa ou Novo Produto

  • Estou abrindo uma nova empresa. Preciso de um cartão de visitas e de um site.
  • Desenvolvemos um produto novo que precisa de um nome e de um logo pra ontem.
  • Precisamos levantar R$10.000 para uma campanha beneficente. A campanha precisa ter identidade própria.
  • Vamos abrir o capital da empresa no último trimestre do ano.
  • Precisamos levantar capital de risco, mesmo que ainda não tenhamos nosso primeiro cliente.

Mudança de Nome Institucional

  • Nosso nome não serve mais para o que somos e para o nosso negócio atual.
  • Precisamos trocar nosso nome devido a um conflito de marcas.
  • Nosso nome tem conotações negativas nos novos mercados em que estamos atuando.
  • Nosso nome confunde os clientes.
  • Realizamos uma fusão.

Revitalização de uma Marca

  • Queremos reposicionar e renovar a marca globalmente.
  • Não estamos mais no ramo em que estávamos quando fundamos a empresa.
  • Precisamos comunicar com maior clareza o que realmente somos.
  • Estamos entrando na globalização. Precisamos de ajuda para nos estabelecermos em novos mercados internacionais.
  • Ninguém sabe quem somos.
  • Nossas ações são desvalorizadas.
  • Queremos atrair um mercado novo e mais afluente.

Revitalização de uma Identidade de Marca

  • Somos uma grande empresa com produtos de ponta. Mas nossa aparência é antiquada.
  • Nossa identidade não funciona no digital.
  • Nossa identidade não nos coloca em posição de igualdade com a concorrência.
  • Fico constrangido quando apresento meu cartão de visita quando tenho que usar uniforme da empresa.
  • Nossa logo é reconhecida mas precisa ser atualizada.
  • Nossa logo não funciona em pequenas aplicações.

Criação de um Sistema Integrado

  • A aparência que apresentamos aos nossos consumidores não é coerente.
  • Falta-nos coerência visual, e precisamos de uma nova arquitetura de marca para combinar com as novas aquisições.
  • Nossas embalagens não se destacam. As dos nossos concorrentes parecem melhores visualmente.
  • Nosso material de marketing visual não possui a mesma identidade.
  • Precisamos parecer poderosos e parecer uma empresa global.
  • Não há conversa entre os departamentos. Tempo custa dinheiro.

Quando as Empresas se Fundem

  • Queremos mandar uma mensagem clara aos nossos investidores de que se trata de uma fusão de empresas em condições de igualdade e responsabilidade.
  • Queremos comunicar que 1 + 1 = 4. Que este novo momento é para melhorar a vida do stakeholder.
  • Queremos aproveitar o valor de ambas as marcas na fusão.
  • Precisamos comunicar que somos líder da indústria.
  • Precisamos de um novo nome.
  • Como podemos avaliar a marca que adquirimos e situá-la em nosso grupo de marcas?
  • Dois líderes estão se unindo. Como lidar com a nova identidade?

Conteúdo extraído e atualizado do Livro: Design de Identidade de Marcas de Alina Wheeler.

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