Também chamada de branding, gerir uma marca é um processo estratégico para desenvolver e ampliar relações com clientes e demais pontos de contato da marca, o que demanda energia do presente, consciência do passado e visão de futuro, e acima de tudo, tempo.
Gestão de marcas é aproveitar as oportunidades para expressar por que as pessoas deveriam escolher sua marca e não outra.
Há um desejo em cada empreendedor de tornar sua marca líder, superar concorrências e proporcionar a seus colaboradores as melhores ferramentas para comunicar tudo isto com os clientes.
Quais são os tipos mais comuns de gestão?
Gestão Digital: Impulsionar o comércio via Internet. Criação e Gerenciamento de Conteúdos para Redes Sociais e Sites.
CoBranding: União de 2 ou mais marcas para transmitir 1 só mensagem / campanha publicitária. As marcas unem seus públicos para levantar novos públicos para cada marca.
Marcas Pessoais: O modo como uma pessoa constrói sua reputação / marca pessoal através de outras marcas, como exemplo: Influencers testando produtos de marcas parceiras.
Marcas Ligadas a Causas Sociais: Quando a marca é alinhada a causas beneficentes, com responsabilidade social corporativa. Ex: Natura, todos seus produtos têm origem natural e sustentável.
Marcas de Países: Encantar quem está dentro do país para atrair quem está fora! Amplos esforços para todos vestirem a mesma camisa e defender suas atrações, atraindo assim turistas e empresas.
Como e quando começar uma gestão de marca?
Nova Empresa ou Novo Produto
- Estou abrindo uma nova empresa. Preciso de um cartão de visitas e de um site.
- Desenvolvemos um produto novo que precisa de um nome e de um logo pra ontem.
- Precisamos levantar R$10.000 para uma campanha beneficente. A campanha precisa ter identidade própria.
- Vamos abrir o capital da empresa no último trimestre do ano.
- Precisamos levantar capital de risco, mesmo que ainda não tenhamos nosso primeiro cliente.
Mudança de Nome Institucional
- Nosso nome não serve mais para o que somos e para o nosso negócio atual.
- Precisamos trocar nosso nome devido a um conflito de marcas.
- Nosso nome tem conotações negativas nos novos mercados em que estamos atuando.
- Nosso nome confunde os clientes.
- Realizamos uma fusão.
Revitalização de uma Marca
- Queremos reposicionar e renovar a marca globalmente.
- Não estamos mais no ramo em que estávamos quando fundamos a empresa.
- Precisamos comunicar com maior clareza o que realmente somos.
- Estamos entrando na globalização. Precisamos de ajuda para nos estabelecermos em novos mercados internacionais.
- Ninguém sabe quem somos.
- Nossas ações são desvalorizadas.
- Queremos atrair um mercado novo e mais afluente.
Revitalização de uma Identidade de Marca
- Somos uma grande empresa com produtos de ponta. Mas nossa aparência é antiquada.
- Nossa identidade não funciona no digital.
- Nossa identidade não nos coloca em posição de igualdade com a concorrência.
- Fico constrangido quando apresento meu cartão de visita quando tenho que usar uniforme da empresa.
- Nossa logo é reconhecida mas precisa ser atualizada.
- Nossa logo não funciona em pequenas aplicações.
Criação de um Sistema Integrado
- A aparência que apresentamos aos nossos consumidores não é coerente.
- Falta-nos coerência visual, e precisamos de uma nova arquitetura de marca para combinar com as novas aquisições.
- Nossas embalagens não se destacam. As dos nossos concorrentes parecem melhores visualmente.
- Nosso material de marketing visual não possui a mesma identidade.
- Precisamos parecer poderosos e parecer uma empresa global.
- Não há conversa entre os departamentos. Tempo custa dinheiro.
Quando as Empresas se Fundem
- Queremos mandar uma mensagem clara aos nossos investidores de que se trata de uma fusão de empresas em condições de igualdade e responsabilidade.
- Queremos comunicar que 1 + 1 = 4. Que este novo momento é para melhorar a vida do stakeholder.
- Queremos aproveitar o valor de ambas as marcas na fusão.
- Precisamos comunicar que somos líder da indústria.
- Precisamos de um novo nome.
- Como podemos avaliar a marca que adquirimos e situá-la em nosso grupo de marcas?
- Dois líderes estão se unindo. Como lidar com a nova identidade?
Conteúdo extraído e atualizado do Livro: Design de Identidade de Marcas de Alina Wheeler.